Procedimentos

Harmonização Facial

Harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos combinados para melhorar a harmonia do rosto, transformando os traços e tratando o envelhecimento facial, caracterizado pela perda da elasticidade da pele, queda dos tecidos, músculos e gordura. 

O preenchimento com ácido hialurônico, a toxina botulínica, os bioestimuladores e outras técnicas são usadas para, em conjunto, melhorar a aparência da face.

Inicialmente é feito uma análise minuciosa da face levando em consideração ângulos, contornos, projeções e sombras com o objetivo de definir os pontos que devem ser melhorados e ressaltados.  A partir daí podemos melhorar lábios, olheiras, queixo, malar (região das bochechas), mandíbula, nariz, testa, têmporas e posição das sobrancelhas.

É um procedimento minimamente invasivo, feito em consultório, que exige capacidade técnica apurada, conhecimento anatômico e bom senso estético para que se chegue a um resultado natural.

Toxina Botulínica

A Toxina Botulínica, é uma toxina derivada de uma bactéria que tem como principal função estética, paralisar temporariamente pequenos músculos da face ou pescoço.

Sua principal indicação na dermatologia é o tratamento das rugas dinâmicas, definidas como aquelas rugas de expressão facial e também o tratamento da musculatura visível no pescoço.

Outro uso, bastante interessante da toxina, com resultados muito satisfatórios é na hiperidrose (suor excessivo) axilar, plantar e palmar.
Rugas como os pés de galinha, as rugas dinâmicas da testa e o vinco entre as sobrancelhas são efetivamente tratadas.

Com a evolução da técnica de aplicação da toxina, o objetivo é um resultado bem natural, em que conseguimos preservar o movimento das sobrancelhas do paciente e suas expressões.

A aparência de face congelada, sem expressão (“botocada”), não é mais desejada.

O resultados é temporário e varia de 03 a 06 meses.

É um tratamento seguro, feito no consultório, muitas vezes sem a necessidade de anestesia.

No pós-procedimento é necessário não massagear a área tratada, não realizar atividades físicas por 2 dias, não deitar nas primeiras 4 horas após a aplicação.

Como todo procedimento há riscos, como assimetrias faciais temporárias, hematomas, dor de cabeça temporária, etc.

Sempre recomendo o retorno em 14 dias para revisão do tratamento e eventual retoque.

Preenchimentos

Chamamos de preenchimento a aplicação de substâncias na pele tais como ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio, etc.

Cada substância tem sua indicação, e mesmo o ácido hialurônico, que é o mais popular dos preenchedores, pode ser encontrado em diferentes apresentações no mercado, cada uma com uma indicação específica, dependendo das suas características de viscosidade.

O ácido hialurônico é um preenchedor temporário, e por isso muito seguro, com poucos riscos de efeitos colaterais. Sua duração depende do produto utilizado e varia de 8 (oito) meses a 1 (um) ano e meio, sendo absorvido pelo nosso organismo.

Atualmente, os preenchedores são usados para a harmonização facial, preencher rugas estáticas (aquelas visíveis mesmo sem o movimento), como o bigode chinês por exemplo, suavizar olheiras, volumizar lábios, realçar contornos da face, preencher cicatrizes.

Retardar o envelhecimento e embelezar a face são as principais indicações do uso dos preenchedores.

Marcas e Cicatrizes de Acnes e de Espinhas

As marcas de espinhas (cicatrizes de acne) podem acompanhar o paciente durante toda uma vida causando prejuízos em sua autoestima e dificultando sua vida social.

Utilizamos para o tratamento dessas cicatrizes o método de Indução Percutânea de Colágeno. Essa técnica realmente entrega um resultado efetivo e definitivo para o paciente. Esse método de tratamento reorganiza as fibras de colágeno da cicatriz e age de dentro para fora da pele, diferentemente dos tratamentos atuais.

São sessões feitas em consultório a cada 3 meses (o resultado é visto já na primeira sessão mas podem ser necessárias mais sessões). Após a sessão, o paciente vai para casa com um curativo no rosto e pode voltar às suas atividades normais em sete dias.

O pós sessão não é doloroso, não havendo necessidade de medicação e não havendo necessidade de contratação de cuidador.

Marca de Estria

Utilizamos o tratamento IPCA, Indução percutânea de colágeno com agulhas, para o tratamento das marcas de estrias. O procedimento é feito em consultório sob anestesia tópica local e gera a produção de colágeno não cicatricial, que reorganiza as fibras e acomoda uniformemente o tecido lesionado, o que resulta em uma melhora significativa da aparência das marcas.

O número de sessões depende do tamanho e da extensão do acometimento e, em média, são necessárias 3-5 sessões com o intervalo de 3 meses entre elas.

Sculptra e Radiesse (Bioestimuladores de colágeno)

Bioestimuladores são substâncias que estimulam a produção de colágeno quando injetadas em determinadas camadas da pele. Podem ser utilizados para reposição de volume a longo prazo e diminuição da flacidez. As substâncias mais utilizadas para este fim são o ácido poli-l-lático (Sculptra) e a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse)

O objetivo principal destes produtos não é o preenchimento, mas sim a bioestimulação decorrente da ação estimulatória nos fibroblastos, células que produzem as fibras colágenas.

Mais colágeno na pele significa uma pele mais firme, menos flácida. E essa firmeza melhora o aspecto geral da face de forma muito natural e delicada.

A degradação do colágeno no organismo humano ocorre naturalmente a partir dos 30 anos de idade com perda aproximada de 1% ao ano. Exposição solar excessiva, exercícios físicos intensos, poluição e tabagismo podem acelerar este processo. Os principais sinais clínicos decorrentes deste fenômeno são: flacidez, perda de volume, da elasticidade e perda da hidratação natural da pele. A perda óssea que ocorre na face também contribui para um aspecto de envelhecimento mais evidente e pronunciado.

A aplicação de bioestimuladores promove a formação de um novo colágeno proporcionando uma recuperação  da firmeza perdida ao longo dos anos e uma melhora na qualidade da pele.

Peelings Químicos e Peeling de Cristal

Os peelings são usados para tratar rugas finas, cicatrizes leves, acne, manchas de sol, pele sem brilho e sem textura. Para cada caso o dermatologista irá orientar o tipo de substância que será utilizada, o número e o intervalo das sessões.

Normalmente é um procedimento realizado no consultório do dermatologista. A pele é limpa com um agente que remove os excessos de óleo, e olhos e cabelos são protegidos.

Uma ou mais soluções químicas como ácido glicólico, ácido retinóico, ácido tricloroacético, ácido salicílico, ácidos lácticos ou ácidos carbólico (fenol) são utilizados. 

Cristais de hidróxido de alumínio (peelig de cristal) também podem ser utilizados, causando uma microdermoabrasão. A escolha é baseada no tipo de dano que a pele apresenta e no resultado desejado.

Luz Intensa Pulsada

É uma tecnologia baseada na fototermólise seletiva que auxilia em uma série de tratamentos dermatológicos estéticos, aperfeiçoados pelas mais recentes inovações em potência, segurança e eficácia.

Suas principais indicações são no tratamento do rejuvenescimento cutâneo por estímulo de colágeno e amenização de rugas, no clareamento de melanoses (“manchas”) faciais e corporais, no tratamento das telangiectasias (“vasinhos faciais”) e depilação definitiva.

Após a limpeza da pele, o aparelho é calibrado com os parâmetros adequados para o tipo de pele e dermatose a ser tratada. Os disparos costumam causar pouco desconforto, mas as pessoas mais sensíveis podem aplicar um creme anestésico cerca de 30 minutos antes da sessão.

Logo na primeira sessão já se notam resultados. As sessões são feitas com intervalos de 30 dias e podem ser necessárias 3 a 4 sessões, em média (depende do tipo de pele e dermatose a ser tratada).

Esse tipo de tratamento não pode ser realizado na gestação e em pessoas com hipersensibilidade a luz.
Após a sessão de luz intensa pulsada, pode aparecer discreta vermelhidão que desaparece em pouco tempo, podendo o paciente retornar às atividades habituais logo após o tratamento.

Nos dias subsequentes, pode aparecer uma “fuligem” ou pequenas crostas, que desaparecem em alguns dias. Importante evitar exposição solar e usar foto protetor específico.

Ultraformer

O Ultraformer é uma grande novidade para o tratamento da flacidez do rosto, das pálpebras e da papada. É um método de tratamento que promove um lifting não cirúrgico, em que o paciente pode retornar imediatamente às suas atividades normais.

Baseado em uma tecnologia de ultrassom micro e macrofocado trata flacidez, contorno facial e faz ancoragem muscular além de estimular a síntese de colágeno. Promove um efeito lifting melhorando a aparência de linhas e de rugas.

Melasma

Grande parte dos casos de melasma é diagnosticado em mulheres grávidas, mas a origem pode ser também o uso de anticoncepcionais, a reposição hormonal ou a exposição exagerada ao sol. É importante frisar que a doença também pode estar relacionada com a hereditariedade ou com a raça, sendo assim, apesar de chances menores, pode ser manifestada também em homens.

Os hormônios femininos, estrogênio e progesterona, estimulam a produção de melanina através de uma célula chamada melanócito, que é responsável pela produção do pigmento cutâneo.

Os problemas com essa doença são exclusivamente estéticos, porque o processo fica restrito a pele e não interfere nenhuma outra parte no interior do organismo.

De acordo com a gravidade do melasma, é possível classificá-lo em 03 tipos: o superficial (que atinge apenas a camada epiderme), o profundo (que atinge a camada derme) e o misto (que como o próprio nome já diz presente em mais de uma camada da pele).

O tratamento do melasma também varia de caso para caso, sendo, o mais importante e imprescindível o uso constante do filtro solar mesmo nos dias nublados e nos ambientes fechados.

O tratamento inclui o uso de despigmentantes de uso tópico em casa e podemos adicionar peelings químicos, indução percutânea de colágeno com agulhas (IPCA), intradermoterapia com ácido tranexâmico, laser picoway, fotoproteção oral, uso de antioxidantes.

Olheiras

As olheiras ocorrem por três fatores que agem conjuntamente. A ação do depósito na pele de melanina (pigmento que dá cor à pele) somada à microcirculação local causando o escurecimento da região e a atrofia da gordura infrapalpebral.

Como a pele abaixo dos olhos é muito fina, o conjunto de vasinhos acaba se evidenciando. As olheiras são mais frequentes em pessoas de pele morena que produz maior quantidade de melanina.

Cremes anti-olheiras para melhorar a circulação local e diminuir o depósito de pigmento podem resolver o problema, mas muitas vezes não são suficientes. Associados a esses cremes, existem substâncias calmantes e nutritivas que melhoram o aspecto da pele local.

Um dos melhores tratamentos para olheiras é a luz intensa pulsada. A vantagem é que a luz intensa pulsada não remove o tecido e nem prejudica a pele da região, agindo somente sobre o pigmento, com rápida recuperação. Outra vantagem é que sua ação estimula a derme a formar um novo colágeno.

O laser fracionado ablativo e não ablativo também pode ser utilizado promovendo o rejuvenescimento da pálpebra e a melhora da flacidez, tônus e bolsas e do escurecimento dessa região.
Peelings também podem ser empregados nestas áreas onde substâncias químicas promovem a troca de pele local, estimulando a formação de uma nova pele saudável.

Preenchedores a base de ácido hialurônico também podem diminuir a depressão causada em olhos mais encovados, diminuindo o aspecto de olheiras e retirando aquele aspecto de cansaço debaixo dos olhos que ocorre com o envelhecimento.

Acne

A acne, ou espinha, é um problema dermatológico comum que atinge na maioria dos casos os adolescentes, mas pode acometer adultos e crianças. Pode causar um grande impacto na vida social do adolescente, pelo problema estético que ocasiona.

Existem estágios diferenciados de acne, com menor ou maior gravidade.

O tratamento da acne será definido de acordo com o estágio da doença, mas em todos os tipos deve ser iniciado o quanto antes, para evitar principalmente o aparecimento de cicatrizes da acne.

São utilizadas medicações para uso diretamente na pele, e nos casos mais graves (pústulas, nódulos, etc..) é feito o uso de medicamentos via oral, a isotretinoina, que atua diretamente sobre a glândula seborréica, causando a expulsão do sebo e a diminuição do tamanho desta de forma permanente.

A desobstrução dos folículos, para evitar que as bactérias se proliferem e o quadro fique ainda mais grave, é o método utilizado por muitos esteticistas ao fazer a limpeza completa da pele, a fim de controlar a oleosidade e evitar que os cravos se tornem espinhas.

Outros métodos eficazes é a microdermoabrasão (também conhecida como peeling de cristal) e outros. 

O tratamento com o médico para as cicatrizes de acne é feito com o IPCA (indução percutânea de colágeno com agulhas) – ler mais sobre o procedimento em “Marcas de Acne” O acompanhamento de um dermatologista é imprescindível e o cuidado com a pele deve ser diário. Fazer uso de um protetor solar qualificado, escolher uma alimentação saudável também fazem parte do tratamento.

Laser de Rejuvenescimento e Melasma Picoway

O laser Picoway é uma tecnologia moderna e segura que tem indicação para tratamento de melasma, manchas escuras e olheiras, remoção de tatuagem e rejuvenescimento com melhora visível da qualidade da pele e dos poros. 

Pode ser usado em todos os tipos de pele e não agride a epiderme, podendo o paciente retornar às suas atividades habituais logo em seguida.

Radiofrequência para Flacidez

É um tipo de tratamento baseado em multicanais de frequência associado ou não com a terapia à vácuo para tratamento da flacidez facial e corporal.

É indicado para:
– Estímular a produção do colágeno e da elastina para o skin tightening que suaviza e enrijece o rosto e o corpo.
– Promover a lipólise e fortalece a estrutura dérmica para a eliminação da celulite.
– Reduzir a circunferência e a forma do contorno dos braços, abdômen e coxa.

Essa tecnologia possui quatro canais de frequência e cada canal atinge com precisão uma profundidade de penetração específica. O 4º canal que é o modo multicanal atinge todas as camadas dérmicas de maneira simultânea e trata totalmente as áreas desde as médias até as camadas mais profundas da pele. Isto permite um tratamento completo para a celulite, o contorno corporal e o skin tightening.

A opção da escolha do modo do canal varia de acordo com a parte do corpo a ser tratada, otimiza os resultados e assegura a segurança e o conforto do paciente. Além disto, a característica única do tratamento à vácuo, posiciona estrategicamente a pele entre os dois eletrodos de RF para intensificar o tratamento e permitir uma penetração mais profunda da energia da RF atingindo uma área maior.

Geralmente são necessárias 4 a 6 sessões com intervalo de 2 a 3 semanas para o tratamento skin tightening (facial) e 10 sessões para tratamento de celulite e redução de medidas (corporal).

Esse tratamento não pode ser realizado na gestação, em pessoas com hipersensibilidade vascular e/ou portadoras de marca passo.

É em geral, um tratamento bem tolerado, com poucos efeitos no pós procedimento. Pode aparecer discreta vermelhidão que desaparece em pouco tempo, podendo o paciente retornar às atividades habituais logo após o tratamento. Nos dias subseqüentes, pode aparecer hematomas em pessoas mais sensíveis que desaparecem em alguns dias.

Skin Boosters

O skin booster é, atualmente, um dos tratamentos estéticos mais realizados na Europa. Outro nome que se dá a esse tipo de tratamento é hidratação profunda.

Com o envelhecimento, há a diminuição de fibras colágenas e fibras elásticas, assim, a nossa pele fica mais fina, mais enrugada e desidratada. Com o objetivo de melhorar a qualidade dessa pele foi desenvolvido esse produto que trata principalmente colo, face e mãos.

Consiste no mesmo ácido hialurônico dos preenchedores, projetado com propriedades diferentes e sua função, nesse caso, não é preencher e sim dar hidratação, firmeza e estimular o colágeno. É aplicado com injeções na derme para rejuvenescer e melhorar a qualidade da pele.

O resultado é muito natural. Este tipo de tratamento pode ser associado com outros métodos para obtermos melhor resultado, como: peeling, laser e luz intensa pulsada.

Este tipo de tratamento não é para preencher os vincos como os preenchedores. Ele pode suavizar os vincos e pequenas rugas. Serve para tratar uma superfície maior.

São 3 sessões com intervalos mensais. Os primeiros resultados são visíveis à partir de 30 a 45 dias.

Hiperidrose

A hiperidrose é o excesso da secreção de suor.
O suor é um fator natural que controla a temperatura do corpo em diversas situações, principalmente na prática de exercícios físicos ou quando estamos em algum ambiente com forte calor.

Porém as pessoas que tem esse problema sofrem com uma transpiração violenta, não apenas nas situações citadas acima, mas diariamente em sua rotina normal, no trabalho, em casa, e também quando há descontrole de fatores emocionais.

Há vários tipos de tratamentos para eliminar a hiperidrose. A primeira tentativa para eliminar a produção em excesso de suor é o tratamento clínico feito com desodorantes mais potentes e adstringentes. Em um segundo estágio os cuidados podem ser tomados à partir da aplicação de toxina botulínica, que é a mesma aplicação feita em rugas.

A diminuição de suor é considerável os resultados satisfatórios duram de 5 a 6 meses.

Se as opções não surtirem o efeito desejado, o paciente é encaminhado para a cirurgia. O processo é mais delicado e tem todas as fases de recuperação que uma cirurgia normal promete.

A simpatectomia é feita na região da coluna com pequenas incisões de cada lado do tórax. Os médicos que fazem esse tipo de tratamento são cirurgiões torácicos ou cirurgiões vasculares.

O resultado desse suor em grande quantidade gera desconforto social, visto que as pessoas normalmente ficam com a camiseta manchada, os cabelos molhados e até mãos escorregadias.

Rosácea

Muitas vezes referida como “acne do adulto”, pode iniciar com tendência a ruborizar, que progride para vermelhidão constante no centro da face (bochechas, nariz, testa e queixo), podendo também envolver as orelhas, o tórax e as costas. Predomina entre 30 e 50 anos, ocorrendo mais frequentemente em mulheres, embora os casos mais graves aconteçam em homens.

A progressão dessa condição é caracterizada pelo aparecimento de pequenos vasos sanguíneos e pequenas espinhas ao redor das áreas avermelhadas, mas ao contrário da acne, não há pontos pretos (cravos). Cerca de 50% dos pacientes com rosácea desenvolvem um problema na região dos olhos, semelhante a uma conjuntivite, que se não for tratado, pode resultar em sérias complicações oculares.

O que causa a rosácea é a combinação entre a predisposição genética e o tipo de pele, somado a fatores como: alterações emocionais, alterações abruptas do clima (vento e principalmente a transição para ambientes quentes), exposição solar, uso de bebidas alcoólicas, ingestão de alimentos ou medicamentos que provocam dilatação dos vasos (chamados vaso-dilatadores), ingestão de alimentos muito quentes, uso de medicamentos fotossensibilizantes e alterações hormonais.

No início, surgem algumas lesões de rosácea, que desaparecem espontaneamente. Porém, com a evolução do problema, a pele fica avermelhada, inchada e não retorna a cor normal. Outros sintomas como espinhas, às vezes com pus, e vasos sanguíneos que se tornam visíveis também poderão surgir. Em alguns casos avançados, pode ser desenvolvida a rinofima, na qual os poros muito dilatados formam bulbos, com coloração avermelhada mais intensa, aumentando o tamanho do nariz e das bochechas. Procure um dermatologista sempre que notar algo diferente em sua pele. Ele pode avaliar cada caso e indicar o tratamento mais adequado.

Existem opções para o tratamento da rosácea de uso tópico e sistêmico. Porém, é importante ressaltar que o tratamento é individualizado, de acordo com o caso e o grau de rosácea. Os dermatologistas normalmente recomendam uma combinação de tratamentos que, juntos podem interromper a progressão da rosácea e, algumas vezes, revertê-la.

A vermelhidão persistente pode ser tratada com laser cujo alvo é o vaso. A rinofima costuma ser tratada cirurgicamente. O excesso de tecido pode ser removido por procedimentos cirúrgicos, entre eles laser ou eletrocirurgia.

A dermoabrasão, uma técnica que “lixa” suavemente a superfície da pele, pode ser utilizada para melhorar seu aspecto. Fundamental é eliminar os fatores que causam irritação na pele e, consequentemente, a rosácea. Essa doença pode ser tratada e controlada se o paciente procurar o cuidado médico nos estágios iniciais.

Cirurgias da pele

Diversos tipos de tratamentos cirúrgicos de pele são realizados em nossa clínica. Remoção de tumores cutâneos malignos, pintas e verrugas; biópsia de pele para diagnóstico, cauterização de pequenas lesões, dentre outros.

× Agendar Consulta